• Início
  • Sobre A Autora
  • Meus livros
  • Onde comprar
  • Resenhas
  • Contato
  • Precisamos falar sobre romance cristão



    Dias atrás surgiu uma dúvida num grupo. A galera queria saber o que é um romance cristão. Entre uma gracinha e outra nos comentários, me chamaram atenção opiniões do tipo: “isso é para vender mais livros” ou “isso é puro marketing”.

    Como escritora de romance cristão, deixei minha contribuição (sem tumultuar, sem “causar”, sem ofender ninguém, apenas esclarecendo a dúvida).

    O motivo pelo qual estou escrevendo aqui é porque acredito que muita gente também pensa assim, que romance cristão é um termo que a gente inventou para ganhar dinheiro fácil. Acho importante falarmos sobre isso porque hoje em dia somos muuuitos escritores do gênero (subgênero) por aqui.

    Em primeiro lugar, ser escritor de qualquer gênero no Brasil é um verdadeiro desafio. Pouquíssimos escritores conseguem viver apenas da venda de livros. Ter um livro aprovado por uma grande editora é quase como ganhar na loteria. Aliás, levei anos para entender que em vez de focar numa editora TOP, o autor precisa focar primeiramente em conquistar seu público. Depois, TALVEZ, consiga chamar a atenção de uma editora conceituada.

    Outra coisa, editoras evangélicas costumam publicar livros (não-ficção) de pastores renomados, psicólogos famosos, grandes artistas cristãos... Ou seja, se não nos encaixamos em nenhuma dessas “categorias, as chances de uma publicação são praticamente zero.

    Maaas estamos falando de romance cristão/ficção cristã, o que nos coloca num lugar mais complicado ainda porque:

    1 – Editoras cristãs não costumam publicar ficção (salvo raras exceções).
    2 – Editoras seculares TAMBÉM não costumam publicar romance cristão (salvo raras exceções).

    Conclusão. A maioria de nós, escritores de romance cristão, somos autores independentes que poderíamos estar escrevendo qualquer outro gênero mais comercial, mas que optamos por correr atrás dos nossos sonhos. Definitivamente, nossa escolha não é uma jogada de marketing e não está baseada em lucros (se vierem, amém) ou em gerar polêmica.



    Um brinde à literatura cristã.
    Fiquem na paz!

    Romance cristão é aquele romance que tem uma pegada mais leve, que procura passar uma mensagem nas entrelinhas. Ele não precisa necessariamente transmitir doutrinas cristãs, mas sempre transmite os nossos princípios cristãos. O cenário pode ser qualquer um, mas quase sempre vocês lerão os termos: igreja, oração, fé, salvação...
    Pode ser lido por todos os públicos, mas obviamente os leitores que têm mais afinidade com o gênero são os evangélicos.

    Alguns exemplos de romance cristão:
    A bandeja, Lycia Barros
    A última chance, Karen Kingsbury.
    Sonho de Amor, Hêzaro Viana
    O amor está esperando - Larissa Soares
    O Plano é o Amor e A Última Balada - Neiva Meriele

    1 comentários :

    1. Concordo com você Neiva. Que os princípios da palavra de Deus seja mais divulgado. Uma coisa que me encanta muito é presenciar uma pessoa que não se considera cristão ler livros deste gênero e apreciar com muito gosto. É lindo de ver.

      ResponderExcluir